RESPOSTAS
DO EXERCICIO
PARTE I –
PRETÉRITOS
Você vai
ler um comovente depoimento de uma menina de rua. Observe a fala simples da
garota, em português coloquial.
MENINOS
DE RUA
Eu até
acho que nasci na rua. Quando era bebê minha mãe pedia esmola comigo no colo e
eu fiquei com ela até uns cinco anos. Daí fui com meu irmão para a praça João
Mendes e a gente ficava por lá, pela Catedral e rua Direita. Quando eu fui
ficando maior, meu irmão começou a me encher e querer mandar em mim. Eu conheci
um carinha que ficava na av. São João, lá onde tem aquelas farmácias que ficam
abertas a noite toda. A gente ficou por lá um bom tempo e era muito legal. Até
que uns garotos mataram o cara da farmácia. Você viu? Você lembra? Saiu até no
jornal. Foi uma loucura. Todo mundo se mandou. A polícia caiu matando. Achavam
que eram gente nossa, mas não era não. Mas a gente não podia voltar. Então
fomos para a praça Roosevelt, mas deu azar porque assaltaram uma joalheria ali
e logo acharam que a gente tava no meio. Um garoto “marcou bobeira” e caiu na
mão da polícia. Aí a gente deu sumiço, depois andou um pouco lá perto do Hilton
e agora estamos por aqui.
(Depoimento de C., 14 anos, menor que vive nas ruas de
São Paulo. In: FERREIRA, Rosa
Maria Fischer. Meninos de rua. São Paulo, Comissão de Justiça e
Paz/CEDEC/Ibrex. P. 105.)
Questões
1. Retire do texto uma frase com um
verbo que indique um fato anterior ao momento em que se fala. Quando era bebê minha mãe pedia esmola comigo
no colo.
2. O que ocorria com C. quando bebê?
A mãe pedia esmola com ela ( C )no colo
3. Retire do texto verbos no tempo
presente. estamos, acho
4. Por que, no texto, há apenas
poucos verbos no presente e a maioria no passado? Por
que os fatos narrados aconteceram no passado
5. Retire do texto frases cujos
verbos indiquem ações habituais ocorridas no passado, isto é, que estejam no pretérito
imperfeito. era, ficava, achavam, ‘tava’
6. Agora retire do texto frases
cujos verbos indiquem ação perfeitamente realizada e concluída no passado, isto
é, que estejam no pretérito perfeito. nasci,
pedia, fiquei, fui , começou, caiu, marcou...
Leia o
seguinte texto:
PRÉ É
COMO SER O IRMÃO DO MEIO
Eles têm
entre 10 e 11 anos. Os garotos não brincam mais de carrinhos e as garotas
deixam a roda-roda e preferem o pega-pega. São os pré-adolescentes. “É como ser
o irmão do meio. Não é o mais velho, o adolescente, nem o caçula, a
criancinha”, diz Daniel, 11 anos. É nessa fase que o corpo e a cabeça começam a
mudar. “O pré é mais rebelde, não
agüenta
muito blablablá. Sempre dá o troco com a turma da mesma idade e altura”, diz
Adriano, 10. Essa turma tem uniforme: camiseta larga, bermuda, tênis ou sapato
esporte. Alguns ousam mais e rasgam roupas. O pré está desenvolvendo o corpo e
a cabeça. Às vezes, fica confuso e faz segredo das mudanças. A criança passa a
observar mais o seu corpo, acha-se desajeitada e é crítica também com os
outros. Ela começa a Ter vergonha de um corpo que está ficando diferente. Quer
participar do mundo adulto, mas tem medo de perder as brincadeiras boas de
criança.
(BENOZATTI,
Bell. Folha de
S. Paulo, 13 de mar. 1993. Folhinha. Adaptado.)
Veja como
ficaria o primeiro parágrafo, com os verbos no pretérito imperfeito:
Eles
tinham entre 10 e 11 anos. Os garotos não brincavam mais de carrinhos e as
garotas deixavam a roda-roda e preferiam o pega-pega. Eram os pré-adolescentes.
“Era como ser o irmão do meio. Não era o mais velho, o adolescente, nem o
caçula, a criancinha”, dizia Daniel, 11 anos.
7. Reescreva o segundo parágrafo,
passando os verbos para o pretérito imperfeito. Se tiver dificuldades para
conjugar um verbo e outro, consulte as tabelas do seu livro ou de sua
gramática. É nessa fase que o corpo e a cabeça começavam a mudar. “O pré era mais rebelde, não aguentava muito blablablá. Sempre dava o
troco com a turma da mesma idade e altura”, dizia
Adriano, 10. Essa turma tinha uniforme:
camiseta larga, bermuda, tênis ou sapato esporte. Alguns ousavam mais e rasgavam roupas. O pré estava desenvolvendo o
corpo e a cabeça. Às vezes, ficava confuso e fazia segredo das mudanças.
8. Explique agora, qual a ideia de
tempo que este trecho passou a transmitir.
Passou
a transmitir a ideia de algo que acontecia várias vezes...repetidamente, no
passado.
9. Agora reescreva o terceiro
parágrafo, passando os verbos para a primeira pessoa do singular do pretérito
imperfeito. Assim, você estará demonstrando as ações que (supostamente)
aconteciam normalmente no passado. Eu passei a observar mais o meu corpo,
achava-me desajeitada e era crítica também com os outros. Comecei a ter vergonha de um corpo que
estava ficando diferente. Queria participar do mundo adulto, mas tinha
medo de perder as brincadeiras boas de criança.
10. Complete as lacunas com o verbo
indicado entre parênteses no pretérito mais-que-perfeito. Esse tempo é usado
para indicar um fato passado que aconteceu antes de um outro também passado.
Por exemplo: Eles me olhavam como se eu fora um monstro pré-histórico.
a) A mãe de C. já acordara quando o dia amanheceu. (acordar)
b) Esperei em vão: não conquistara a confiança das meninas de rua.
(conquistar)
c) Antes de lançar o disco, ela fizera muitas apresentações. (fazer)
Observe
atentamente:
Quando
cheguei, ela já chorara muito. (mais-que-perfeito)
Quando
cheguei, ela já tinha (havia) chorado muito. (mais-que-perfeito
composto)
Ela me
olhou como nunca me olhara antes. (mais-que-perfeito)
Ela me
olhou como nunca tinha (havia) me olhado antes.
(mais-que-perfeito composto)
11. Passe os verbos para o pretérito
mais-que-perfeito composto:
a) A mãe de C. já acordara quando
o dia amanheceu. já havia acordado
b) Esperei em vão: ela não me conquistara.
não me havia conquistado
c) Antes de sair de casa, ela fechara
as janelas. já havia fechado
Obrigada professora me ajudou muito, a senhora poderia postar a parte II - Futuros para mim ver se acertei, agradeceria muito :)
ResponderExcluirGostaria de saber a resposta da parte II - futuros, poderia postar por favor.. agradeceria muito
ResponderExcluirpreciso da parte 2
ResponderExcluirOLA GOSTARIA SABER DA RESPOSTA PARTE 2 DO FUTURO MANDA NO MEU EMAIL marcelinhofelipe.px@gmail.com
ResponderExcluirVou postar em breve.
ResponderExcluirjá estão no blog as respostas da parte dois (futuro)
Excluirjá estão no blog as respostas da parte dois (futuro)
Excluir"PEDIA" é um verbo que está no pretérito imperfeito e não no perfeito. Me refiro a sua resposta do exercício 6 do texto "Os meninos de rua".
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