quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

GABARITO DOS EXERCÍCIOS - FUTURO - PARTE II - SELEÇÃO NATURAL

PARTE II – FUTUROS
A SELEÇÃO NATURAL
Um passo importantíssimo para o conhecimento do processo evolutivo foi dado pelo naturalista inglês Charles Darwin, que viveu no século XIX. Darwin afirmava que quando ocorrem modificações no ambiente, alguns indivíduos são capazes de se adaptar às novas condições porque já apresentam algumas modificações. Por acaso, alguns nascem com certas diferenças em relação a seus pais. Algumas dessas alterações podem facilitar a vida no novo ambiente, ou seja, tornam os indivíduos mais adaptados. Esses indivíduos terão mais oportunidade que os outros de sobreviver e, portanto, de deixar mais descendentes. Os menos adaptados acabam desaparecendo. Com o tempo, ficarão apenas os indivíduos com as características mais adaptadas ao ambiente. Foi assim que surgiu o conceito de seleção natural.
Para entender bem esse processo, vamos imaginar a seguinte situação: (4º PARAGRAFO) Numa determinada região, existem plantas com folhas dos mais diversos tamanhos. Suponhamos que essa região passe por um longo período de seca. As plantas com folhas mais largas transpiram bastante, perdendo muita água. Por isso murcham facilmente e muitas delas morrem sem deixar sementes. As plantas com folhas estreitas, contudo, perdem menos água, resistindo por mais tempo ao período de seca. Assim, têm maior oportunidade para se reproduzir. O que poderá acontecer? Provavelmente, depois de um certo tempo, só restarão no lugar as plantas de folhas estreitas. O que se sabe com certeza é que alguns seres nascem com alterações no seu organismo que podem passar para seus filhos. Essas alterações chamam-se mutações.
Foram mutações que permitiram que alguns peixes desenvolvessem respiração pulmonar e pudessem viver tanto na água como na terra. Foram também mutações que transformaram alguns desses seres em animais exclusivamente terrestres e que permitiram que as folhas estreitas resistissem ao período de seca.
                                                                                     
(CRUZ, Daniel. Os seres vivos. São Paulo, Ática, 1995. P. 295.)

1. Escreva verbos do texto que expressem fatos que ainda não haviam ocorrido no instante em que o autor narrava. R; FICARÃO TERÃO, FICARÃO

2. Escreva uma frase sobre a evolução das espécies, usando o verbo ser no futuro do presente. (SUGESTÃO DE RESPOSTA) ‘SEGUNDO DARWIN ALGUNS INDIVIDUOS SERÃO CAPAZES DE SE ADAPTAR AS NOVAS CONDIÇÕES...’

3. Se você fosse um profeta do século X, certamente saberia que Darwin iria nascer no século XIX. Reescreva, então, o primeiro parágrafo do texto de Daniel Cruz, usando verbos no futuro do presente.

UM PASSO IMPORTANTÍSSIMO PARA O CONHECIMENTO DO PROCESSO EVOLUTIVO SERÁ DADO PELO NATURALISTA INGLÊS CHARLES DARWIN, QUE VIVERÁ NO SÉCULO XIX.

4. Proceda do mesmo modo com o quarto parágrafo, fazendo as adaptações necessárias.

 Numa determinada região EXISTIRÃO plantas com folhas dos mais diversos tamanhos. Suponhamos que essa região  passe por um longo período de seca. As plantas com folhas mais largas TRANSPIRARÁO bastante, perdendo muita água. Por isso MURCHARÁO facilmente e muitas delas MORRERÁO sem deixar sementes. As plantas com folhas estreitas, contudo, PERDERÃO menos água, resistindo por mais tempo ao período de seca. Assim, TERÁO maior oportunidade para se reproduzir.


5. Para este exercício, vamos usar o quarto parágrafo do texto “A seleção natural”. Preste atenção à mudança dos tempos verbais. Iniciaremos e você continuará:

Numa determinada região, existiriam plantas com folhas dos mais diversos tamanhos. Suponhamos que essa região passasse por um longo período de secas. As plantas com folhas mais largas transpirariam bastante e perderiam muita água. Por isso murchariam
facilmente e muitas delas morreriam sem deixar sementes. As plantas com folhas estreitas, contudo, perderiam menos água, resistindo por mais tempo ao período de seca. Assim, teriam maior oportunidade para se reproduzir.

6. Leia as seguintes frases:
a) Ontem você afirmou que me deixaria criar uma paisagem marítima.
b) Compraríamos o computador se tivéssemos dinheiro na hora.
c) Ele teria seus 30 anos quando se casou.
d) Você me emprestaria a caneta?

Relacione-as com o sentido expresso pelos verbos nelas empregados, preenchendo os
parênteses com as letras a, b, c ou d.
 ( d  ) Indica educação, polidez; faz um pedido ou um convite.
 ( a  ) Indica um fato a ocorrer depois de outro passado.
 ( c  ) Indica uma possibilidade, uma hipótese, uma suposição sobre um fato passado.
 ( b  ) Indica um fato possível, mas não realizado.

7. Crie uma frase, em que o futuro do pretérito indique um fato possível, mas não realizado no passado. Possível resposta:  Passaria frio na viagem, se  tivesse esquecido o casaco.

8. Assinale a única alternativa em que o futuro do pretérito indica cortesia, polidez, educação:

a) Estaria o senhor Pedro muito contente quando chegou?
b) Naquele dia, teríamos na poupança pouco mais de duzentos reais.
c) Eles juraram que nos apoiariam na eleição.
d) Você se incomodaria de me ceder o lugar, meu filho?

Leia o poema de Renata Pallottini:

ALEGRIA
Fico contente quando vejo gente
na minha casa
Fico contente quando vejo doce
na minha mesa.
Fico contente quando vejo riso
no meu vizinho, quando vejo a rosa
no jardinzinho, quando vejo arroz
esparramado para os passarinhos.
Fico contente quando vejo a lua
na minha rua.

                                         (PALLOTTINI, Renata. Café com leite. São Paulo, Quinteto Editorial.)

9. Que tempo verbal foi usado pela autora para criar o poema? Tempo presente

10. Imagine que a autora tivesse escrito da seguinte forma os primeiros versos:

Ficaria contente quando visse gente/na minha casa.

Como deveriam ser os outros verbos para que o poema continuasse com sentido? Complete fazendo as mudanças necessárias.

Ficaria contente quando visse doce
na minha mesa.
Ficaria contente quando visse riso
no meu vizinho, quando visse a rosa
no jardinzinho, quando visse arroz
esparramado para os passarinhos.
Ficaria contente quando visse a lua
na minha rua.


11. E se, além da mudança de tempo proposta no exercício anterior, a autora tivesse iniciado o poema com Tu? Como ficariam os quatro primeiros versos do texto?

Tu ficarias.....quando visses....gente na tua casa
Tu ficarias contente quando visses doces na tua mesa...(...)
(é só mudar os verbos e acrescentar tua ou teu )

12. Como ficaria o primeiro verso do poema se a autora tivesse usado os tempos verbais do exercício anterior e começado o texto com As senhoras?

 As senhoras ficariam contentes quando vissem gente nas suas casas
As senhoras ficariam contentes quando vissem doces nas suas mesas

                                                              ( ...)

(É só mudar os verbos e passar para o plural)

Colégio I. L. Peretz - Morá Andréa  - Português - 6ª série
Data: 03/04/2012
 Copiado e postado pela prof.ª Miriam Tavares


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