PARTE II – FUTUROS
A SELEÇÃO NATURAL
Um passo importantíssimo para o
conhecimento do processo evolutivo foi dado pelo naturalista inglês Charles
Darwin, que viveu no século XIX. Darwin afirmava que quando ocorrem
modificações no ambiente, alguns indivíduos são capazes de se adaptar às novas
condições porque já apresentam algumas modificações. Por acaso, alguns nascem
com certas diferenças em relação a seus pais. Algumas dessas alterações podem
facilitar a vida no novo ambiente, ou seja, tornam os indivíduos mais
adaptados. Esses indivíduos terão mais oportunidade que os outros de sobreviver
e, portanto, de deixar mais descendentes. Os menos adaptados acabam
desaparecendo. Com o tempo, ficarão apenas os indivíduos com as características
mais adaptadas ao ambiente. Foi assim que surgiu o conceito de seleção natural.
Para entender bem esse processo,
vamos imaginar a seguinte situação: (4º
PARAGRAFO) Numa determinada região, existem plantas com folhas dos mais
diversos tamanhos. Suponhamos que essa região passe por um longo período de
seca. As plantas com folhas mais largas transpiram bastante, perdendo muita
água. Por isso murcham facilmente e muitas delas morrem sem deixar sementes. As
plantas com folhas estreitas, contudo, perdem menos água, resistindo por mais
tempo ao período de seca. Assim, têm maior oportunidade para se reproduzir. O que
poderá acontecer? Provavelmente, depois de um certo tempo, só restarão no lugar
as plantas de folhas estreitas. O que se sabe com certeza é que alguns seres
nascem com alterações no seu organismo que podem passar para seus filhos. Essas
alterações chamam-se mutações.
Foram mutações que permitiram que
alguns peixes desenvolvessem respiração pulmonar e pudessem viver tanto na água
como na terra. Foram também mutações que transformaram alguns desses seres em
animais exclusivamente terrestres e que permitiram que as folhas estreitas
resistissem ao período de seca.
(CRUZ, Daniel. Os seres vivos. São Paulo, Ática, 1995. P. 295.)
1. Escreva verbos do texto
que expressem fatos que ainda não haviam ocorrido no instante em que o autor
narrava. R; FICARÃO TERÃO,
FICARÃO
2. Escreva uma frase sobre a
evolução das espécies, usando o verbo ser no futuro do presente. (SUGESTÃO
DE RESPOSTA) ‘SEGUNDO DARWIN ALGUNS INDIVIDUOS SERÃO CAPAZES DE SE ADAPTAR AS NOVAS CONDIÇÕES...’
3. Se você fosse um profeta
do século X, certamente saberia que Darwin iria nascer no século XIX. Reescreva,
então, o primeiro parágrafo do texto de Daniel Cruz, usando verbos no futuro do
presente.
UM PASSO IMPORTANTÍSSIMO PARA O CONHECIMENTO DO PROCESSO
EVOLUTIVO SERÁ DADO PELO
NATURALISTA INGLÊS CHARLES DARWIN, QUE VIVERÁ
NO SÉCULO XIX.
4. Proceda do mesmo modo com
o quarto parágrafo, fazendo as adaptações necessárias.
Numa determinada região EXISTIRÃO
plantas com folhas dos mais diversos tamanhos. Suponhamos que essa região passe por um longo período de seca. As plantas
com folhas mais largas TRANSPIRARÁO bastante, perdendo muita água. Por isso MURCHARÁO
facilmente e muitas delas MORRERÁO sem deixar sementes. As plantas com folhas
estreitas, contudo, PERDERÃO menos água, resistindo por mais tempo ao período
de seca. Assim, TERÁO maior oportunidade para se reproduzir.
5. Para este exercício, vamos
usar o quarto parágrafo do texto “A seleção natural”. Preste atenção à mudança
dos tempos verbais. Iniciaremos e você continuará:
Numa determinada região, existiriam plantas com folhas dos mais diversos
tamanhos. Suponhamos que essa região passasse por um longo período de secas. As plantas com
folhas mais largas transpirariam bastante
e perderiam muita
água. Por isso murchariam
facilmente e muitas delas morreriam sem deixar sementes. As
plantas com folhas estreitas, contudo, perderiam menos água, resistindo por mais tempo ao período de seca. Assim, teriam maior oportunidade para se
reproduzir.
6. Leia as seguintes frases:
a) Ontem você afirmou que me deixaria criar uma paisagem marítima.
b) Compraríamos o computador se tivéssemos
dinheiro na hora.
c) Ele teria seus 30 anos quando se casou.
d) Você me emprestaria a caneta?
Relacione-as com o sentido
expresso pelos verbos nelas empregados, preenchendo os
parênteses com as letras a, b, c ou d.
( d ) Indica educação,
polidez; faz um pedido ou um convite.
( a ) Indica um fato a
ocorrer depois de outro passado.
( c ) Indica uma
possibilidade, uma hipótese, uma suposição sobre um fato passado.
( b ) Indica um fato
possível, mas não realizado.
7. Crie uma frase, em que o futuro do pretérito indique um fato possível, mas não
realizado no passado. Possível resposta: Passaria
frio na viagem, se tivesse esquecido o
casaco.
8. Assinale a única
alternativa em que o futuro do pretérito indica cortesia, polidez, educação:
a) Estaria o senhor Pedro
muito contente quando chegou?
b) Naquele dia, teríamos na
poupança pouco mais de duzentos reais.
c) Eles juraram que nos
apoiariam na eleição.
d) Você se incomodaria de me ceder o lugar, meu filho?
Leia o poema de Renata
Pallottini:
ALEGRIA
Fico contente quando vejo gente
na minha casa
Fico contente quando vejo doce
na minha mesa.
Fico contente quando vejo riso
no meu vizinho, quando vejo a
rosa
no jardinzinho, quando vejo arroz
esparramado para os passarinhos.
Fico contente quando vejo a lua
na minha rua.
(PALLOTTINI, Renata. Café com
leite. São Paulo, Quinteto
Editorial.)
9. Que tempo verbal foi usado
pela autora para criar o poema? Tempo presente
10. Imagine que a autora
tivesse escrito da seguinte forma os primeiros versos:
Ficaria contente quando visse gente/na minha casa.
Como deveriam ser os outros
verbos para que o poema continuasse com sentido? Complete fazendo as mudanças
necessárias.
Ficaria contente quando visse doce
na minha mesa.
Ficaria contente quando visse riso
no meu vizinho, quando visse a rosa
no jardinzinho, quando visse arroz
esparramado para os passarinhos.
Ficaria contente
quando visse a lua
na minha rua.
11. E se, além da mudança de
tempo proposta no exercício anterior, a autora tivesse iniciado o poema com Tu? Como ficariam os quatro
primeiros versos do texto?
Tu ficarias.....quando visses....gente na tua casa
Tu ficarias contente quando visses doces na tua mesa...(...)
(é só mudar os verbos e acrescentar tua ou teu )
12. Como ficaria o primeiro
verso do poema se a autora tivesse usado os tempos verbais do exercício
anterior e começado o texto com As
senhoras?
As senhoras
ficariam contentes quando vissem gente nas suas casas
As senhoras ficariam contentes quando vissem doces nas suas mesas
( ...)
(É só mudar os verbos e passar para o plural)
Colégio I. L. Peretz - Morá Andréa -
Português - 6ª série
Data: 03/04/2012
Copiado e postado pela
prof.ª Miriam Tavares
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