TRABALHANDO FILMES NA SALA DE AULA: "VERÔNICA" /Duração: 87 minutos /Ano: 2009
Andreia Beltrão faz o
papel de Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua
profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula
lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que
pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado tem uma mãe doente e
enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível,
até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá
mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na
casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se
esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficara repentinamente
órfão e não tinha para onde ir. O filme traz cenas de bastante tensão como
quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz
também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O
envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que
também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de
corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de
Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado
__corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos
personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de
afeto em meio ao drama que vivenciam.
( Sinopse do filme: Belinha, autora do blog
Estaçãodapalavra)
Atividades sobre o filme Verônica
I. Organização do roteiro:
01. Relacione às cenas à devida organização dos
fatos:
( 1 ) Situação
inicial de ausência de conflito.
(
2 ) Cria-se uma expectativa para as personagens.
( 3 ) Quebra da
expectativa.
( 4 ) Explode o
conflito.
( 5) Busca a solução
do conflito.
(
6) Clímax (auge da tensão)
( 7 ) Solução do
conflito.
Verônica:
(
) foge dos traficantes.
(
) dá aulas e reclama da vida.
(
) enfrenta seus adversários face a face.
(
) procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
(
) consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
(
) ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram
assassinados.
( ) Leandro ganha um pen-drive seus pais são
mortos e ninguém aparece para buscá-lo na escola.
II. Compreensão do filme:
02. Como
Verônica é caracterizada?
03. Que objeto
funciona como o fio condutor da história?
04. O filme é
composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.
05. O
encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança
ocorreu nos planos de vida de Verônica?
III. Interpretação dos dados do filme.
06. O pai de
Leandro previa ser morto. Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como
combater o tráfico?
07. O filme
denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
08. A escolha
do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no RJ?
IV. Intertextualidade:
09. O que chama
atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer possível a história
acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é
idealizado. No entanto, Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas?
O quê?
V. Produção
textual.
10. Escolha uma cena
do filme e descreva-a de forma envolvente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário